Plataformas online agilizam AGCs

Realização de AGCs virtuais permite que os processos continuem em andamento durante a pandemia do COVID-19, já que as assembleias presencias não podem ser realizadas

 

Agilizar os processos de recuperação judicial das empresas é um dos maiores desafios do judiciário brasileiro. Por isso, o uso de plataformas online específicas para que magistrados e credores tenham acesso digital às informações dos processos, impacta diretamente nos prazos e andamento das atividades. No Brasil o uso destas plataformas já é uma realidade. Através delas os magistrados podem acessar de forma muito mais rápida documentos, relatórios e planilhas levantados pela administração judicial. Já aos credores, é permitido acessar convocações e editais de assembleias, comunicados e decisões judiciais, entre outros.

Com a chegada do COVID-19 ao país, e a suspensão de todo e qualquer evento que promova aglomeração de pessoas, surgiu a necessidade de adaptar a realização das Assembleias Geral de Credores. E com isso, as ferramentas online de gestão de processos precisaram se adaptar para atender as necessidades de todas as partes envolvidas nos processos de falências e recuperações judiciais. Uma das plataformas que passou a oferecer as AGCs virtuais em função da pandemia do COVID-19 é a plataforma Brasil Expert (BEx), que já é utilizada por administradoras judiciais de todo o país há pouco mais de três anos. Pensada para auxiliar juízes, membros do Ministério Público, Administradores Judiciais, Credores e Recuperanda nos processos de Reestruturação e Recuperação de Empresas, a plataforma disponibiliza tipos de acesso separados para cada agente do processo, incentiva a participação do credor desde o início do processo e viabiliza a realização de mediação virtual (através de chat com os envolvidos) de eventuais controvérsias ainda na fase administrativa de apuração da lista do administrador judicial.

“Uma assembleia geral de credores é um ato formal, previsto na Lei de Recuperação Judicial e Falências, com requisitos legais de funcionamento. É fundamental que o meio eletrônico escolhido para a realização desta assembleia observe os requisitos legais. É preciso ter um controle efetivo de quem serão os participantes da AGC, por exemplo. E isso é garantido pela plataforma Bex” - afirma Nilton Tavares, sócio e responsável técnico da Brasil Expert, empresa proprietária da plataforma.

Com a praticidade da interação online, o uso da plataforma visa conferir efetividade, celeridade e segurança jurídica ao tratamento do processo de recuperação judicial, extrajudicial e de falência. Confira como funciona uma Assembleia Geral de Credores na plataforma Bex: https://www.youtube.com/watch?v=vFP3lDA9sTw&feature=youtu.be

Contatos para a imprensa:

Fonte Comunicação

Luciana Ramos – (19) 98180-8430 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Emília Zampieri – (19) 99690-2823 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  

Simulações e Informações Comerciais: (11) 98087-0866 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Contato

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 3285-4472
(11) 99530-7825

Rua Silvia, nº 110, cj. 52
Bela Vista - CEP 01331-010
São Paulo - SP